PARABÉNS COROMANDEL, 87 ANOS. TERRA DE GOIÁ E ABEL FERREIRA. A CAPITAL DO DIAMANTE.

domingo, 25 de julho de 2010

E.E. "Osório de Morais" fica em 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Minas Gerais


A E.E. "Osório de Morais", de Coromandel, foi destaque em vários veículos de comunicação. A instituição obteve nota 8,3 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador criado para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino no Brasil.

Atualmente sob a direção de Vera Lúcia Guimarães da Cunha, a Escola provou que, acima da estrutura física é necessário muita garra e empenho para que uma Educação de qualidade seja oferecida e reconhecida.

O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais) e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 - correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

A Escola A E. E. "Osório de Morais" foi criada pela Lei 10.254 de 23.02.1932 e foi instalada em 08.12.1932, ministrando desde esta data até os dias atuais o Ensino Fundamental – Séries Iniciais (1º ao 5º Ano). A Escola conta, neste ano, com dezenove turmas, num total de 470 alunos. O seu forte está no quadro de servidores, que desenvolve um trabalho focado na aprendizagem dos educandos, tendo por norte um planejamento diversificado e pautado numa metodologia dinâmica e inovadora.

Segundo a diretora Vera Lúcia, "a E.E. "Osório de Morais"faz a diferença porque tem uma forte parceria com os pais e o Colegiado Escolar no desenvolvimento de seus muitos projetos, tanto pedagógicos quanto administrativos.

Na verdade, dá para se notar que esta é uma Escola que trabalha para construir, renovar e acolher com amor e profissionalismo todos que a procuram a curto, médio ou longo prazo. "Não importa o tempo, importa fazer bem, fazer todos os dias só o que há de melhor", diz com orgulho Vera Lúcia. "Nossas conquistas superam limites, pois o aprendizado é uma estrada que transpõe obstáculos e dura a vida afora", salienta ela.

A E.E. "Osório de Morais" tem demonstrado, ao longo do tempo, um perfil evolutivo em relação às proficiências tanto em Matemática como em Língua Portuguesa, graças as intervenções pedagógicas adequadas desenvolvidas com o objetivo de sanar as dificuldades dos alunos.

A diretora Vera Lúcia informa que "desde 2005, quando foi calculado o primeiro índice do Ideb, a escola já contava com a média 6.4, muito superior a do Brasil e da Secretaria Estadual de Educação, ficando em 14º lugar entre as melhores escolas mineiras, também avaliadas através da Prova Brasil".

Em 2007, obteve média 7.1 no Ieb e agora, na avaliação feita em 2009, 8.3, superando todas as expectativas em relação à projeção de metas traçadas, pelo indicador, para a E. E. "Osório de Morais" que deveriam ser atingidas até 2024.

"O que contribui mesmo para esse sucesso é a integração de trabalho, pois todos sonham e buscam coletivamente o êxito da Instituição, realizando um trabalho eficiente, sério e na busca constante de ministrar com fidelidade uma educação de qualidade. O desejo de superação das metas pactuadas com o MEC e SEE é almejado por toda equipe, que busca transformar a escola num ambiente alfabetizador, alegre, motivador e atraente, propiciando prazer em aprender e motivação para ensinar", finaliza a diretora Vera.
-