PARABÉNS COROMANDEL, 87 ANOS. TERRA DE GOIÁ E ABEL FERREIRA. A CAPITAL DO DIAMANTE.

História

O início
As primeiras notícias sobre o povoado que deu origem à cidade de Coromandel datam do início do século XIX. Por volta de 1824, o arraial de Santa Ana do Pouso Alegre, também chamado de Carabandela, contava com aproximadamente 40 casas, a capela dedicada à SantAna e uma ponte de madeira sobre o córrego.

Emancipação
A região atraía garimpeiros de diamante e, nessa época, a atividade econômica principal era a pecuária. O povoado servia de retiro de descanso e pernoite aos viajantes que circulavam entre Paracatu, Goiás e o leste do país. Em 1870, foi criado o Distrito de Coromandel, inicialmente vinculado à Vila de Paracatu. Em 1882, foi elevado a município, condição revogada posteriormente. Em 1911, de acordo com a nova divisão administrativa do Brasil, Coromandel figura como Distrito do município de Patrocínio. Em 1923, Coromandel obtém finalmente sua emancipação política. Nesta época a pequena vila começa a se desenvolver em torno da Igreja Matriz de SantAna, cuja contrução, caiada de azul e branco, conserva até hoje seu estilo de graça e beleza perpetuando a origem de sua história.

Primeiros prefeitos
Em 1925, Osório de Morais foi nomeado o primeiro Prefeito da cidade. Os dois prefeitos nomeados posteriormente foram o Egídio Machado e Dr. Ermiro Rodrigues Pereira. Todos eles, juntamente com vários outras personalidades, tiveram uma participação significativa na construção, formação e desenvolvimento da cidade.

Escola e cinema
Em 1932 foi concluída a construção do Grupo Escolar de Coromandel, hoje denominado escola Estadual Osório de Morais, em homenagem ao seu fundador. Neste mesmo ano, também foi construído o primeiro cine-teatro da cidade, por Benedito Onisto, na praça da Igreja. Além da salinha de projeção de filmes, que funcionava através de uma manivela, o espaço do cinema servia para a realização de bailes e encenações de peças teatrais.

Ginásio
Em 1958, a inauguração do Ginásio Municipal de Coromandel, além de representar importante passo na área da Educação, foi um marco de transformações no universo cultural dos jovens da cidade, com a chegada de novos professores, formação de grupos teatrais, criação de grêmios estudantis, circulação do primeiro jornalzinho, festivais e horas dançantes realizadas no colégio.

Infraestrutura e educação
Ainda em 1958, foi calçada a primeira rua da cidade . Em 1959, foi criada a Companhia Telefônica de Coromandel, encampada posteriormente pela Telemig, em 1974. Também em 1959, foi inaugurado o cine União. O movimento de vaivém e de encontro dos amigos, antes concentrado na praça da Igreja, transferiu-se para a porta do cinema e, mais tarde, as noites ficavam ainda mais sofisticadas com as horas dançantes do Jucas Bar. Até o início da década de 60 a luz elétrica era fornecida por um gerador que funcionava das 19 às 22 h. Em 1964, foram concluídas as obras da Hidrelétrica Coromandel - Abadia, porém, sua capacidade se tornou insuficiente e em 1969 a energia passou a ser fornecida pela CEMIG. Na década de 60, acontecem importantes e novas transformações na área educacional: Em 1963, foi inaugurada a Escola de Comércio. Em 1964, a Escola Normal e em 1966, a primeira Escola Estadual de 5a à 8a série – Escola Estadual Joaquim Botelho.

Movimentos culturais
A ampliação da rede escolar enriqueceu mais ainda a vida cultural e social da cidade. Em 1962, foi inaugurada a agência do Banco do Brasil na cidade. A década de 60 foi marcada pelos bailes, brincadeiras dançantes, serenatas e as tradicionais festas religiosas com barraquinhas em torno da Igreja . Em 1967, foi construída a primeira torre de TV e os primeiros sinais de transmissão alcançaram a cidade. A partir de

Gente nova
Em 1970, o perfil de Coromandel foi profundamente alterado com a chegada de famílias de sulistas, principalmente paranaenses, paulistas e gaúchos, que vieram à procura de terras baratas e produtivas e com o incentivos dados pelo governo federal para a exploração do cerrado, com adoção de técnicas modernas e alteração das culturas dominantes. Aconteceu , paralelamente, uma expansão dos setores secundário e terciário na cidade.

Novos horizontes
Ainda na década de 70 a cidade sofreu profundas transformações urbanas, com ampliação significativa de seus limites urbanizados, recapeamento das ruas com asfalto, iluminação pública a mercúrio, construção do terminal rodoviário, praças e escolas. Em 1980, foi inaugurada a primeira emissora de rádio da cidade, a Rádio Diamante de Coromandel e, posteriormente, em 1993, a Rede Gerais FM de Comunicação. Outra grande conquista na área de comunicação foi a criação da TV Coromandel. Em l982, foi inaugurada a Agência da Caixa Econômica Federal.

Potencial e mineração
No final da década de 90, Coromandel é considerado um município promissor, desenvolvido economicamente, sobressaindo-se na produção agropecuária do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, mas ainda com grande potencial de riquezas a serem exploradas. A extração de diamantes tem acompanhado permanentemente a história da cidade. Em 1938, foi descoberto o diamante Getúlio Vargas e quinze entre os vinte maiores diamantes brasileiros foram encontrados no município. Há alguns anos foi introduzida a mecanização nos garimpos, mas a forma artesanal não foi abandonada.

Casa da Cultura
Em 1996 foi inaugurada a Casa da Cultura , considerada a melhor e mais bem equipada da região. Sua criação tem o objetivo, segundo seus representantes, de resgatar, preservar e divulgar a cultura e a história do povo da cidade. Juntamente com o desenvolvimento econômico e social de Coromandel, fatos e nomes importantes serviram para projetar o nome da cidade no cenário nacional.

Belezas naturais
A existência do belíssimo e misterioso Poço Verde atrai estudiosos , pesquisadores e apreciadores de várias regiões do país. O município conta também com diversas cachoeiras e áreas de lazer.

Personalidades famosas
A consagração do nome de filhos ilustres da cidade, dos quais podemos citar o músico Abel Ferreira que tocou e soprou tão belo e suavemente, através de sua clarineta, a beleza do Luar de Coromandel. Finalmente o saudoso Goiá, compositor e grande poeta, que escreveu e cantou com o próprio coração e cujas composições são hoje interpretadas por grandes nomes da música e relembradas com muito orgulho pelo povo da cidade.

Faculdades e Senac
Atualmente Coromandel conta com duas faculdades, sendo uma particular e outra a UAB - Universidade Aberta do Brasil. Vale destacar também a instalação de uma unidade do Senac no município, o que muito está contribuindo para a formação para o comércio da cidade e região.
-